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É um caminho
sem volta?

Ao que tudo indica sim. Montadoras estão anunciando metas de tornar boa parte de suas frotas totalmente elétricas. O BMW Group, por exemplo, quer que pelo menos um em cada dois veículos da marca vendidos seja totalmente elétrico até 2030. Pouco antes do final de 2021, a companhia entregou seu milionésimo veículo eletrificado no mundo e vai lançar, em abril, no Brasil, o SUV elétrico BMW iX.

Apresentação dentro do metaverso

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A apresentação do lançamento do BMW iX também foi com ares futuristas, uma vez que ocorreu dentro do Metaverso Complexo, em servidor de RolePlay dedicado da organização de esports do Fluxo, em transmissões ao vivo pela plataforma de vídeo Twitch. 

Além disso, os clientes e interessados contaram com uma experiência 3D no site da marca, onde puderam descobrir as diferentes versões, cores e revestimentos e visualizaram o carro num ambiente de concessionária virtual e até mesmo puderam levar o BMW iX para sua garagem com recursos de realidade aumentada. 

A jornada de compras oferecida para os clientes também é inovadora. Através do site, os clientes podem visualizar estoque e configurar o modelo da forma desejada, realizando o pagamento online, sem sair de casa.

Segundo Henrique Miranda, Head de Produto da BMW do Brasil, o lançamento ficará marcado como símbolo disruptivo: “O BMW iX é um carro inteligente, que se atualiza automaticamente via internet e com recursos que combinam machine learning e IA. Ele é símbolo de uma nova era da mobilidade premium”, destaca o executivo.

Início de uma
nova era

Pioneiro na categoria

O BMW iX é o primeiro veículo SAV (Veículo para Atividades Esportivas) projetado exclusivamente para a mobilidade elétrica. Um carro inteligente que abre a nova era da mobilidade e tecnologia no país. São algumas novidades que mostram o pioneirismo da BMW em produtos eletrificados. Isso começou há oito anos, mais precisamente em 2014, com o lançamento do BMW i3. De lá para cá a BMW apresentou diversas tecnologias revolucionárias, consolidando-se como líder na mobilidade eletrificada.

Tempo de recarga

A tecnologia BMW eDrive de quinta geração encurta os tempos de recarga. É possível fazer o recarregamento de 10% a 80% em somente 35 minutos em uma estação de recarga rápida de 250kW. A recarga, aliás, pode ser feita tanto em estações públicas de recarga de alta potência como em casa.
O BMW iX vem acompanhado de duas soluções de recarga que proporciona facilidade e rapidez, o BMW Wallbox Essential e o Flex Charger. No caso do Wallbox o recarregamento total fica em torno de 10h45, aproximadamente

Autonomia

A autonomia elétrica estimada do BMW iX no ciclo WLTP é surpreendente, com 425 quilômetros para a versão xDrive40 e 630 quilômetros para a versão xDrive50 Sport, ideal tanto para a cidade como para longas distâncias. 

Potência

Com dois motores elétricos potentes e tração elétrica nas quatro rodas, o BMW iX vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos no modelo xDrive40 e em 4,6 segundos no modelo xDrive50 Sport. O torque do veículo responde de forma precisa e espontânea a cada movimento do pedal do acelerador, proporcionando o Puro Prazer de Dirigir eletrificado.

Sustentabilidade

A produção do BMW iX usa energia verde e prioriza a reciclagem de materiais na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha. Dessa forma, emite 45% menos emissões de gases de efeito estufa durante todo o seu ciclo de vida. Em todas as suas versões (xDrive40 e xDrive50 Sport), o iX tem emissões zero de CO2 ao circular por ruas e estradas.

Tecnologia

O BMW iX é um carro inteligente que se atualiza automaticamente via internet e com recursos que combinam machine learning e Inteligência Artificial. Tudo isso para levar a interação entre passageiros e veículo à um novo patamar. 

Com um interior completamente clean e minimalista, o utilitário aposta na intuitividade da tecnologia Shy Tech. É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central. Botões feitos de cristais, que reforçam a pegada luxuosa e premium do utilitário.

O sistema de som da renomada Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes, 1.615W de potência e função 4D, que possibilita uma experiência sonora incrível. Com alto-falantes embutidos nos bancos, é possível ouvir e sentir as vibrações sonoras de uma Ópera Clássica ou de um show de Rock’n Roll e está disponível na versão xDrive50 Sport.

Inovação

A grade vertical, que estreou nos esportivos Série 4, também está presente e esconde muitos segredos. O principal deles, sem dúvida, se refere à autorregeneração. A peça, produzida com nanotecnologia, é capaz de se recuperar pequenos danos por conta própria. 

Responsável por proteger boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX, a grade guarda outra tecnologia. Pequenos filamentos de aquecimento são responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento. 

Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Com uma tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes. 

A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente. Essa tecnologia é usada também nas janelas dos aviões da Boeing, como o moderno 787 Dreamliner.

Você sabia?

CURIOSIDADES SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

NÃO EMITEM POLUENTES: os carros elétricos não emitem poluentes ao rodar.

Podem ser recarregados na rede doméstica: o carro elétrico pode ser recarregado na rede doméstica, de forma mais lenta, ou em carregadores específicos, mais rápidos, que podem ser instalados na garagem da casa ou do condomínio. Há também pontos de recarga em shoppings e outros estabelecimentos comerciais, e também nas principais rodovias.

Não há risco de choque: o sistema de recarga de veículos originais é totalmente seguro.

Desempenho superior: os veículos elétricos têm rendimento energético superior se comparados aos modelos de combustão, diz a Anfavea. Por mais eficientes que sejam, os veículos a combustão sempre desperdiçam parte da energia gerada na queima. Isso não ocorre com a energia elétrica.

Menos manutenção mecânica: os veículos elétricos, por terem uma mecânica menos complexa e por não terem fluidos, demandam menos manutenção do que os veículos a combustão, segundo a Anfavea. Mas isso não significa que seus donos possam relaxar quanto a esse tema. É preciso seguir as orientações do manual do fabricante para as revisões previstas, embora mais espaçadas. O sistema de suspensão, por exemplo, demanda atenção em função do peso das baterias.

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