guia
Onde Investir
2019
Após um 2018 cheio de emoções para o mercado - e marcado por uma eleição histórica no Brasil cujo resultado foi uma verdadeira surpresa para a maioria dos cientistas políticos, 2019 começa com grandes questões para as economias brasileira e mundial e como elas afetam os seus investimentos.

Da expectativa para as reformas econômicas no Brasil e o enfrentamento dos desafios políticos no cenário internacional ao ambiente para as empresas dentro e fora da Bolsa, a montagem de uma boa carteira de investimentos passa por entender o tamanho dos desafios que enfrentamos – e também as oportunidades que eles podem nos trazer.

Para traçar um cenário para o ano que se inicia, o InfoMoney conversou com economistas, analistas e preparou um guia completo para entender o que está se desenhando para 2019 e como investir.  

Na primeira parte do guia, o cenário macroeconômico é o destaque, trazendo o que esperar para o Brasil e para o mundo, com projeções sobre os principais indicadores que tanto o mercado ficará de olho. Traçado o cenário para a economia, o InfoMoney fez uma seleção sobre os melhores investimentos para o ano que vem, que vão do mercado de ações à renda fixa, fundos imobiliários e de previdência. Boa leitura!
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
Cenário
Macro
Enquanto o mundo monitora com preocupação os sinais de desaceleração das economias mais desenvolvidas, as idas e vindas da guerra comercial entre EUA e China e os rumos da política monetária norte-americana, no plano doméstico uma reforma do sistema previdenciário se sobrepõe à pauta do governo do presidente Jair Bolsonaro.
O quadro internacional não é mais tão favorável como em anos anteriores e certamente vai impor desafios adicionais para uma retomada brasileira. Porém, economistas destacam que é possível haver um descolamento positivo, ainda mais se as reformas engatarem no primeiro ano do governo. Desta forma, para os investidores, é importante ficar de olho nos principais eventos políticos e econômicos, que vão desde as reuniões do Federal Reserve ao cronograma do Congresso para a aprovação de reformas. Confira:

AÇÕES
Após um 2018 bastante positivo para o mercado acionário brasileiro, com o Ibovespa avançando 15%, 2019 começa com boas perspectivas para a Bolsa de olho na aprovação de reformas estruturais e na melhora no ambiente de negócios, além da continuidade da recuperação da economia.
Assim, a grande aposta para o ano que começa fica para as ações que podem se beneficiar de uma retomada econômica nacional. Porém, mesmo se o Brasil “não der certo” em 2019, há boas opções para navegar em possíveis águas turbulentas que possam aparecer durante o ano.
Mas não se engane: não há uma ação perfeita, o que é mais importante é buscar um portfólio perfeito. Confira como fazer isso nas matérias abaixo:
CRIPTOMOEDAS
O mercado de criptomoedas passou por um 2018 bastante conturbado, com o Bitcoin caindo quase 80%, por exemplo. Mas se por um lado muitas pessoas falam no “estouro da bolha”, para especialistas este foi um movimento importante de amadurecimento do mercado.
O ano que começa promete ficar longe da euforia que foi 2017, mas deve ser de uma recuperação saudável dos criptoativos. Especialistas avaliaram os motivos da queda vertiginosa das moedas digitais e traçaram suas projeções para 2019, confira:
FUNDOS DE
INVESTIMENTOS
Colocar seu dinheiro em bons fundos de investimentos é uma das melhores formas de ter retorno de maneira consistente. Para ajudá-lo no processo de escolha, o Guia Onde Investir 2019 traz uma seleção de bons fundos de investimentos para você investir este ano, de acordo com o seu perfil de risco.
Além disso, listamos os fundos mais rentáveis de 2018 e conversamos com os gestores para saber suas perspectivas para 2019.
FUNDOS
IMOBILIÁRIOS
Investir em imóveis comerciais por meio de fundos imobiliários pode ser uma boa alternativa de diversificação. Com a mudança de governo, as perspectivas estão mais favoráveis e o crescimento econômico beneficia diretamente este tipo de aplicação. Saiba o que esperar para estes fundos em 2019 e conheça as melhores opções de investimento.
Renda
FIXA
A renda fixa segue como o porto seguro do investidor brasileiro em 2019. Opções para todos os gostos e perfis de risco não faltam: desde os conservadores títulos pós-fixados, até os prefixados e atrelados à inflação com prazo mais longo – ótimos para quem olha para o longo prazo ou quer fazer um trade curto apostando na direção certa do juro futuro.

O Guia Onde Investir mostra as perspectivas para estes ativos em 2019 e as melhores opções para o seu dinheiro.
previdência
Investir pensando na aposentadoria é fundamental para quem quer ter tranquilidade financeira quando parar de trabalhar. Por isso, conversamos com especialistas em previdência privada sobre as melhores opções para seu dinheiro em 2019 e a importância de escolher bem este tipo de produto.
InfoMoney - Todos os direitos reservados.
Atendimento: 3004-3700 (capitais) / 0800 723-3700 (demais regiões)
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
InfoMoney - Todos os direitos reservados.
Atendimento: 3004-3700 (capitais) / 0800 723-3700 (demais regiões)
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML